segunda-feira, 29 de Abril de 2024  05:53
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-02-2009

Câmara tem capacidade de endividamento


Câmara de Anadia avança com pacote de obras

Corresponde a 28 milhões 135 mil e 356 euros o valor global do investimento que vai ser feito no município de Anadia até 2013.

Em conferência de imprensa, realizada na última segunda-feira, Litério Marques anunciou que o investimento de mais de 28 milhões de euros surge no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), assim como deixou a indicação de que todas as verbas "já estão disponíveis".

Para além do Velódromo Nacional, em Sangalhos, que já se encontra em avançada fase de construção e que recebeu nova visita do secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, na última segunda-feira, vão avançar o Centro Escolar de Arcos (2.974.209 euros) já adjudicado, os Centros Escolares de Paredes do Bairro (2.859.782 euros) e o Centro Escolar de Avelãs de Caminho/Avelãs de Cima (3.083.683 euros), ambos ainda em fase de concurso.

"À medida que forem avançando as aprovações, as obras serão iniciadas", explicou o autarca.

O pacote de projectos integra ainda obras contratualizadas pela CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro). São os casos das energias renováveis no Complexo Desportivo de Anadia, cujo valor da adjudicação ronda os 350 mil euros, áreas de acolhimento empresarial (1.744.878 euros) e a criação e requalificação de estradas (3.571.428 euros), obras que deverão avançar em 2009.

Até 2012 o município deverá pôr em marcha a criação de Espaços Internet, orçados em 656.414 euros, a requalificação urbana da Curia (1.989.450 euros) e a Academia de Golfe da Curia (428.571 euros), para a qual a autarquia já adquiriu terrenos.

O autarca destaca como mais significativas, ao nível da requalificação da rede viária, a construção da via entre as povoações da Póvoa do Pereiro e Vila Nova de Monsarros (limite do concelho com a Mealhada), a requalificação da EN 334 - entre Campanas e o Moinho do Pisco, e a requalificação do troço da EM 619, desde a antiga EN 235 ao limite do concelho da Mealhada, passando pelas povoações de Anadia e Grada.

Um pacote de obras que, segundo o autarca, "têm sustentabilidade, já que a Câmara tem capacidade de endividamento, pelo que deverão avançar até final do ano".

Quanto à regeneração urbana de Anadia, fica a certeza de que a obra, orçada em quase três milhões de euros, avançará tenha ou não apoio, que a seu ver não será difícil de conseguir, na medida em que a autarquia nunca beneficiou de qualquer regeneração urbana.

Aos jornalistas o autarca reconheceu ainda que as obras aprovadas no QREN são bastantes e implicam um esforço financeiro grande para o município. Melhoramentos que seriam impossíveis de avançar sem estes financiamentos, que atingem 16.276.442 euros (QREN), cabendo à autarquia entrar com 11.858.913 euros.

Empréstimo aprovado. Litério Marques quer contrair um empréstimo de 4 milhões e 600 mil euros (para fazer face à construção do Centro de Alto Rendimento de Sangalhos bem como o Centro Escolar de Arcos) a amortizar em 20 anos, com dois anos de carência. A proposta foi apresentada na última reunião de executivo. Embora os vereadores socialistas o tenham votado favoravelmente, criticam o facto da proposta ter sido apresentada como "uma condição para a prossecução das obras". Aliás, o vereador Lino Pintado teme que o problema seja de capacidade de tesouraria, censurando ainda o prazo de 20 anos. "Acho que não tem cabimento até porque, se diz que vai buscar dinheiro aos fundos comunitários, não necessitaria de 20 anos para amortizar o empréstimo", interrogando-se ainda se o empréstimo será usado só para o fim previsto. Caberá agora à Assembleia Municipal a última palavra sobre a contracção deste empréstimo.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®